Já ouviu falar em OBJETIVOS SMART?
Hoje resolvi compartilhar com vocês um pouco do que conheço sobre os objetivos ou metas SMART.
A sigla surgiu no início da década de 80, através de consultor George T. Doran em seu artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” (em tradução livre: “Existe uma maneira SMART de escrever metas e objetivos de gerenciamento). A idéia do autor era facilitar o trabalho de gestores na definição de objetivos, utilizando um método mais simples.
Mas antes de explorarmos melhor as definições presentes neste conceito, vou falar um pouquinho sobre a importância de definir objetivos e metas claras para o seu negócio.
Você já deve ter ouvido ou lido aquela famosa frase do filme “Alice no País das Maravilhas”, que diz assim: “Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”.
Pois bem, essa frase se aplica tanto na vida pessoal quanto profissional.
Então vamos trazê-la para o mundo dos negócios!
Imagine uma empresa que precisa aumentar seus lucros.
O que você acha que aconteceria se o gerente comercial simplesmente chegasse até sua equipe de colaboradores e dissesse que os mesmos precisam fazer alguma coisa para aumentar os lucros, sem um plano de ações e metas?
Imagino que você também tenha pensado que provavelmente nada aconteceria. Pois é e neste caso, qualquer aumento nas vendas seria pura sorte, isso sem contar a alta probabilidade de insucesso.
O entendimento que gera resultados.
É preciso ter ciência de que a obtenção de resultados parte de uma definição clara dos objetivos principais, do estabelecimento de prazos e metas, da escolha dos responsáveis por cada ação, estratégica e de um trabalho minucioso de mensuração. Caso contrário, o que encontramos pela frente são equipes totalmente perdidas, sem foco e desmotivadas a melhorar.
E é justamente para dar um norte, um horizonte a ser perseguido, que são estabelecidos os objetivos dentro de qualquer área.
Sim, elas servem para qualquer área da sua vida, seja profissional ou pessoal.
Vamos lá então conhecer estes tais Objetivos Smart.
Existem diferentes abordagens sobre as palavras que deram origem à sigla, porém aqui vou apresentar as cinco que conheço e utilizamos aqui na Smart Brand.
A sequência a seguir nos atende com maestria, quando o assunto é definição de objetivos e metas.
Você deve entender que cada critério abaixo possui descritivos e funções distintas, porém complementares. Portanto, foque com calma em cada um deles.
Lembre-se que nem todos os Objetivos Smart atenderão a lista completa com todos os critérios, porém, quanto maior o número de critérios atendidos, maiores serão as chances de sucesso.
S – Specific (Específico)
Seja específico na definição de objetivos e metas. Quanto mais específico melhor. Objetivos vagos e subjetivos geralmente são menos eficazes.
M – Measureable (Mensurável)
Seus objetivos e metas devem ser possíveis de medir, é a única forma de saber se os mesmos foram atingidos ou não, e tomar novas decisões.
A – Attainable (Atingível)
Seus objetivos e metas devem ser desafiadoras, porém atingíveis. Objetivos e metas intangíveis podem ser frustrantes para você e sua equipe.
R – Realistic (Realista)
Seja realista na definição de seus objetivos e metas, pois você conhece sua empresa e equipe melhor que ninguém e sabe o que é possível de ser realizado.
T – Time-bound (Tempo Limite)
Todo objetivo ou meta deve ter um prazo, assim você e sua equipe podem definir melhor os esforços ao longo do cronograma.
E aí, já conhecia esse conceito de Objetivos SMART?
Comenta aqui abaixo se você já aplica objetivos e metas smart no planejamento estratégico do seu negócio e compartilhe sua experiência comigo.
Um abraço e até logo!
Jakson Manoel da Silva
Smart Brand Tecnologia em Resultados
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