F8 2019: como foi minha experiência na conferência anual do Facebook
Hoje estou aqui para contar para vocês um pouco sobre uma experiência incrível, a qual tive o privilégio de vivenciar neste ano.
10ª Edição da F8 – San José – Califórnia 2019
Esta foi a primeira vez que participei da F8, a conferência anual do Facebook em San Jose – Califórnia. O evento que reúne, nessa região do Vale do Silício, em torno de 5000 profissionais de todo o mundo, entre eles desenvolvedores, criadores e empreendedores.
Eu sempre tive aquela ideia de que era muito concorrido participar de um evento deste nível, e por isso nunca havia me inscrito para a F8. Esse ano, diferentemente das outras oportunidades, felizmente acabei descobrindo que sim, é muito concorrido, mas não impossível.
Aplicação para participação no evento
Resolvi fazer o pedido de participação e para a minha surpresa, entre milhares de inscrições feitas no mundo inteiro, eu fui selecionado. Fiquei muito feliz ao receber o e-mail com aquele título marcante “F8 2019 | Application Approved”. Lá estava ele: meu pedido aprovado!
A partir daí comecei a me preparar para tudo que viria pela frente, a começar pelo planejamento da viagem: compra de passagens, reserva de hospedagens, roteiros e outros diversos detalhes que pretendo compartilhar com vocês em breve.
F8 – By Facebook
Mas voltando à F8, para você que ainda não conhece ou ouviu falar, da Facebook F8, eu vou explicar resumidamente. A F8 é uma conferência anual realizada pelo Facebook, em San Francisco, no estado norte-americano da Califórnia. O evento reúne desenvolvedores de todo o mundo para aprimoramento e construção da rede social na Internet.
Este ano foi realizada a 10ª edição do F8, com dois dias de evento focados no futuro da tecnologia no mundo. Foi surreal! É nesta conferência que são anunciadas as novidades e lançamentos em todos os produtos do grupo: Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger e AR/VR – realidade aumentada e realidade virtual.
Muito do que vi no F8 este ano está voltado para o desenvolvimento de novos produtos e recursos, em toda a plataforma de aplicativos da família do Facebook focados em privacidade.
Mark Zuckerberg deu início aos trabalhos, então tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente falar sobre como eles vêm buscando – e conseguindo, construir uma plataforma social mais completa e focada na privacidade e segurança. Ele frisou diversas vezes a importância de evoluírem neste sentido inclusive transformando a forma como desenvolvem todos os produtos da empresa.
As novidades
Foi bem emocionante receber em primeira mão os detalhes e novidades, diretamente de um dos principais desenvolvedores, fundador, atual presidente e CEO do Facebook. E pode acreditar: você também estaria se perguntando se aquilo tudo era real mesmo.
Acredito, inclusive, que esse Keynote de abertura com ele é um dos momentos mais esperados do evento, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”.
Depois da participação de Zuckerberg, foi a vez dos líderes de cada um dos produtos falarem mais a respeito das novidades e destaques.
E entre as novidades estão mudanças significativas no Messenger, como a criação da versão para desktop. Já para o Instagram, além da tão comentada remoção dos likes, na ocasião também foram apresentados os novos stickers de doações para causas e a possibilidade de efetuar compras a partir de posts criadores de conteúdo, entre outras.
Mas são tantas novidades, que farei material aqui para o blog comentando mais sobre cada mudança divulgada na Facebook F8 de 2019.
Agora a intenção era apenas compartilhar mais sobre essa experiência tão enriquecedora. Posso dizer que voltei bastante inspirado e cheio de ideias para auxiliar você em sua estratégia digital.
Posts relacionados
F8 2019: minha experiência na conferência anual do Facebook – Califórnia
F8 2019: como foi minha experiência na conferência anual do Facebook Hoje estou aqui para contar para vocês um pouco sobre...