F8 2019: minha experiência na conferência anual do Facebook – Califórnia

F8 2019: como foi minha experiência na conferência anual do Facebook

Hoje estou aqui para contar para vocês um pouco sobre uma experiência incrível, a qual tive o privilégio de vivenciar neste ano.

10ª Edição da F8 – San José – Califórnia 2019

Esta foi a primeira vez que participei da F8, a conferência anual do Facebook em San Jose – Califórnia. O evento que reúne, nessa região do Vale do Silício, em torno de 5000 profissionais de todo o mundo, entre eles desenvolvedores, criadores e empreendedores.

Crachá do evento, com Mapa de Localização no verso e uso de Realidade Aumentada (AR) integrada ao app do Evento.

Eu sempre tive aquela ideia de que era muito concorrido participar de um evento deste nível, e por isso nunca havia me inscrito para a F8. Esse ano, diferentemente das outras oportunidades, felizmente acabei descobrindo que sim, é muito concorrido, mas não impossível.

Aplicação para participação no evento

Resolvi fazer o pedido de participação e para a minha surpresa, entre milhares de inscrições feitas no mundo inteiro, eu fui selecionado. Fiquei muito feliz ao receber o e-mail com aquele título marcante “F8 2019 | Application Approved”. Lá estava ele: meu pedido aprovado!

E-mail de confirmação da minha vaga f8
E-mail de confirmação da minha vaga 

A partir daí comecei a me preparar para tudo que viria pela frente, a começar pelo planejamento da viagem: compra de passagens, reserva de hospedagens, roteiros e outros diversos detalhes que pretendo compartilhar com vocês em breve.

F8 – By Facebook

Mas voltando à F8, para você que ainda não conhece ou ouviu falar, da Facebook F8, eu vou explicar resumidamente. A F8 é uma conferência anual realizada pelo Facebook, em San Francisco, no estado norte-americano da Califórnia. O evento reúne desenvolvedores de todo o mundo para aprimoramento e construção da rede social na Internet.

f8 Palco principal do evento.
Palco principal do evento.

Este ano foi realizada a 10ª edição do F8, com dois dias de evento focados no futuro da tecnologia no mundo. Foi surreal! É nesta conferência que são anunciadas as novidades e lançamentos em todos os produtos do grupo: Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger e AR/VR – realidade aumentada e realidade virtual.

Muito do que vi no F8 este ano está voltado para o desenvolvimento de novos produtos e recursos, em toda a plataforma de aplicativos da família do Facebook focados em privacidade.

Mark Zuckerberg deu início aos trabalhos, então tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente falar sobre como eles vêm buscando – e conseguindo, construir uma plataforma social mais completa e focada na privacidade e segurança. Ele frisou diversas vezes a importância de evoluírem neste sentido inclusive transformando a forma como desenvolvem todos os produtos da empresa.

Mark Zuckerberg fazendo a abertura do evento f8
Keynote 1 – Na foto, Mark Zuckerberg fazendo a abertura do evento.

As novidades

Foi bem emocionante receber em primeira mão os detalhes e novidades, diretamente de um dos principais desenvolvedores, fundador, atual presidente e CEO do Facebook. E pode acreditar: você também estaria se perguntando se aquilo tudo era real mesmo.

Acredito, inclusive, que esse Keynote de abertura com ele é um dos momentos mais esperados do evento, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”.

Depois da participação de Zuckerberg, foi a vez dos líderes de cada um dos produtos falarem mais a respeito das novidades e destaques.

E entre as novidades estão mudanças significativas no Messenger, como a criação da versão para desktop. Já para o Instagram, além da tão comentada remoção dos likes, na ocasião também foram apresentados os novos stickers de doações para causas e a possibilidade de efetuar compras a partir de posts criadores de conteúdo, entre outras.

Mas são tantas novidades, que farei material aqui para o blog comentando mais sobre cada mudança divulgada na Facebook F8 de 2019.

selfie no encerramento da F8, registrando tudo em 360º
Selfie no encerramento da F8, registrando tudo em 360º 

Agora a intenção era apenas compartilhar mais sobre essa experiência tão enriquecedora. Posso dizer que voltei bastante inspirado e cheio de ideias para auxiliar você em sua estratégia digital.

😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *