Nós já falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância de conhecer o público-alvo na hora de planejar a melhor estratégia de marketing, seja ela digital ou não, de qualquer empresa. Se você ainda não leu este post, te convido a fazer uma pequena pausa para conhecer nosso artigo antes de continuar sua leitura 😉
Mas porque eu preciso definir meu público-alvo? A resposta é simples. Porque desta forma você e sua empresa conseguem direcionar seus esforços de marketing e comunicação às pessoas certas, ou seja, seus verdadeiros clientes em potencial.

Uma vez que você saiba quem é o seu público-alvo, aonde ele está, qual sua faixa-etária, necessidades e poder de compra fica muito mais fácil criar estratégias assertivas de comunicação.
Sem conhecer o seu público-alvo, suas estratégias de marketing dificilmente serão bem sucedidas, e você ainda pode estar correndo o risco de investir no alcance de pessoas que provavelmente não tem interesse por aquilo que você oferece.
E qual é o primeiro passo para definir meu público-alvo?
Uma das primeiras ações necessárias para começar a entender o seu público é pesquisando o mercado. Quem são seus concorrentes? Que meios utilizam para divulgar seus produtos? Como é a sua linguagem? Quais são os seus diferenciais? Onde está localizado geograficamente seu público de consumidores? Estas são algumas perguntas que ajudarão você a definir os seus possíveis clientes e lhe darão informações valiosas para a construção do seu público-alvo.
Outra maneira de conhecer melhor seu público-alvo é através de pesquisa com seus atuais clientes ou com pessoas que demonstram interesse pelo seu produto ou serviço. A partir desta conversa é possível começar a coletar informações básicas como: gênero, faixa etária, escolaridade, faixa de renda, classe social, localização e hábitos de consumo. Assim você passa a ter um “raio-x” das principais características comuns entre as pessoas que adquirem o seu produto ou serviço.
Através dessa segmentação é possível chegar a uma definição do seu público-alvo, como neste exemplo: Homens, entre 25 e 35 anos, residentes em Florianópolis, com formação superior, classe B, renda entre R$ 5.000,00 e R$ 7,000,00, apaixonados por moto e velocidade.
Tenha em mente que esse grupo de pessoas geralmente possuem características em comum, e que são elas que irão ajudar você a planejar as suas ações direcionadas, melhorando assim seus resultados.
Público-alvo e persona
Outra maneira ainda mais eficiente de estruturar a comunicação com seu público é através da construção da persona. A persona é um personagem fictício, criado para representar seu alvo demográfico.
Ela reúne informações muito mais detalhadas sobre seu perfil de comportamento, hábitos e atitudes, e sua construção ajuda a nortear com ainda mais eficiência a produção de conteúdo específico para atender o seu público-alvo, mostra qual a melhor forma de se comunicar com estas pessoas ou empresas e ajuda a otimizar seus recursos para atingi-los com mais impacto e frequência.
Se você quer aprender mais sobre o que é e como construir sua persona, leia nosso artigo específico sobre como criar uma persona para o seu negócio.
E então, ficou um pouco mais claro como e por quê você precisa definir seu público-alvo?
Nós sempre gostamos de lembrar aqui no blog que o marketing é baseado em estudo, organização e processos. E quanto mais informações você tiver sobre seu mercado e consumidores, mais positivos serão os resultados da sua estratégia digital.
Posts relacionados
Conecte-se com seu público! De portas fechadas, nós empreendedores, viemos enfrentando um momento delicado nos últimos...
Saiba agora por que você precisa de uma conta do Gmail!
Saiba agora por que você precisa de uma conta do Gmail! A ideia é que você saiba agora por que você precisa de uma conta do...