Por que você deve acessar o seu site

Smart Brand 03/07/2019 0

Quanto tempo faz que você não acessa o seu próprio site? Confira agora por que você deve acessar o seu site!

“Acesso todo dia!”
“Acessei faz algum tempo.”
“Já faz muito tempo que não acesso!”

Atualmente é comum nos depararmos com sites não disponíveis, páginas não encontradas, links quebrados e outras diversas situações que nos impedem de visualizar as informações que estamos buscando na internet.

Isso impacta muito nos seus resultados na internet, principalmente pelo fato de que o usuário está procurando alguma informação sobre você ou sua empresa e não está encontrando. Pode ser que você realmente não tenha ela, mas também pode ser que você possua e não está disponível por alguma falha de funcionamento do seu site.

Em geral estas situações acontecem por falta de monitoramento, não realização de testes, ou falta de capacitação, mas demonstram que a atenção a estes canais de contato com o seu público-alvo não são a sua prioridade, mas deveriam ser uma delas.

Daí a importância de você acompanhar de perto a presença digital da sua empresa e forma como constrói seu patrimônio na internet.

Este fator também impacta no posicionamento do seu site nos resultados das buscas no Google por exemplo e você pode saber mais a respeito neste nosso outro artigo que trata se SEO.

O usuário que acessa o seu site e se depara com uma das situações que citamos acima, provavelmente não realizará ações importantíssimas, como: visualizar informações da sua empresa, enviar mensagem de contato, verificar seu portfólio, ligar, efetuar uma compra e uma série de outras situações positivas para o seu negócio online.

Portanto, priorize algum tempo para monitorar a presença da sua empresa na internet, acesse o seu site, teste, evite de receber informações de erro ou mau funcionamento através do cliente, foque nos canais de contato pois é sempre importante mantê-los em perfeito funcionamento, aparência muito bem alinhada à sua marca e cumprindo com os objetivos para os quais foram criados.

Sucesso e boa sorte!

F8 2019: minha experiência na conferência anual do Facebook – Califórnia

Smart Brand 28/05/2019 0

F8 2019: como foi minha experiência na conferência anual do Facebook

Hoje estou aqui para contar para vocês um pouco sobre uma experiência incrível, a qual tive o privilégio de vivenciar neste ano.

10ª Edição da F8 – San José – Califórnia 2019

Esta foi a primeira vez que participei da F8, a conferência anual do Facebook em San Jose – Califórnia. O evento que reúne, nessa região do Vale do Silício, em torno de 5000 profissionais de todo o mundo, entre eles desenvolvedores, criadores e empreendedores.

Crachá do evento, com Mapa de Localização no verso e uso de Realidade Aumentada (AR) integrada ao app do Evento.

Eu sempre tive aquela ideia de que era muito concorrido participar de um evento deste nível, e por isso nunca havia me inscrito para a F8. Esse ano, diferentemente das outras oportunidades, felizmente acabei descobrindo que sim, é muito concorrido, mas não impossível.

Aplicação para participação no evento

Resolvi fazer o pedido de participação e para a minha surpresa, entre milhares de inscrições feitas no mundo inteiro, eu fui selecionado. Fiquei muito feliz ao receber o e-mail com aquele título marcante “F8 2019 | Application Approved”. Lá estava ele: meu pedido aprovado!

E-mail de confirmação da minha vaga f8
E-mail de confirmação da minha vaga 

A partir daí comecei a me preparar para tudo que viria pela frente, a começar pelo planejamento da viagem: compra de passagens, reserva de hospedagens, roteiros e outros diversos detalhes que pretendo compartilhar com vocês em breve.

F8 – By Facebook

Mas voltando à F8, para você que ainda não conhece ou ouviu falar, da Facebook F8, eu vou explicar resumidamente. A F8 é uma conferência anual realizada pelo Facebook, em San Francisco, no estado norte-americano da Califórnia. O evento reúne desenvolvedores de todo o mundo para aprimoramento e construção da rede social na Internet.

f8 Palco principal do evento.
Palco principal do evento.

Este ano foi realizada a 10ª edição do F8, com dois dias de evento focados no futuro da tecnologia no mundo. Foi surreal! É nesta conferência que são anunciadas as novidades e lançamentos em todos os produtos do grupo: Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger e AR/VR – realidade aumentada e realidade virtual.

Muito do que vi no F8 este ano está voltado para o desenvolvimento de novos produtos e recursos, em toda a plataforma de aplicativos da família do Facebook focados em privacidade.

Mark Zuckerberg deu início aos trabalhos, então tive a oportunidade de vê-lo pessoalmente falar sobre como eles vêm buscando – e conseguindo, construir uma plataforma social mais completa e focada na privacidade e segurança. Ele frisou diversas vezes a importância de evoluírem neste sentido inclusive transformando a forma como desenvolvem todos os produtos da empresa.

Mark Zuckerberg fazendo a abertura do evento f8
Keynote 1 – Na foto, Mark Zuckerberg fazendo a abertura do evento.

As novidades

Foi bem emocionante receber em primeira mão os detalhes e novidades, diretamente de um dos principais desenvolvedores, fundador, atual presidente e CEO do Facebook. E pode acreditar: você também estaria se perguntando se aquilo tudo era real mesmo.

Acredito, inclusive, que esse Keynote de abertura com ele é um dos momentos mais esperados do evento, principalmente para os “marinheiros de primeira viagem”.

Depois da participação de Zuckerberg, foi a vez dos líderes de cada um dos produtos falarem mais a respeito das novidades e destaques.

E entre as novidades estão mudanças significativas no Messenger, como a criação da versão para desktop. Já para o Instagram, além da tão comentada remoção dos likes, na ocasião também foram apresentados os novos stickers de doações para causas e a possibilidade de efetuar compras a partir de posts criadores de conteúdo, entre outras.

Mas são tantas novidades, que farei material aqui para o blog comentando mais sobre cada mudança divulgada na Facebook F8 de 2019.

selfie no encerramento da F8, registrando tudo em 360º
Selfie no encerramento da F8, registrando tudo em 360º 

Agora a intenção era apenas compartilhar mais sobre essa experiência tão enriquecedora. Posso dizer que voltei bastante inspirado e cheio de ideias para auxiliar você em sua estratégia digital.

😉

SEO e a sua posição no Google

Smart Brand 25/04/2019 0

SEO – Search Engine Optimization – e a sua posição no Google!

Por acaso você já ouviu alguém comentar ou leu algo sobre SEO? Há uns 10 anos eu também pouco sabia do que se tratava, mas hoje ela faz parte do meu cotidiano.

Se você possui um site, blog ou loja virtual, provavelmente em algum momento já desejou estar na primeira posição dos resultados das pesquisas no Google e essa não é um desejo particular seu, acredite, todo mundo quer estar lá e o SEO pode ser a chava para você chegar lá.

A primeira notícia boa é que você pode sim estar na primeira posição, ou entre as primeiras posições, dos resultados das buscas feitas no Google, de forma orgânica, que dispensa pagamentos para o Google, e isso pode impactar diretamente nos resultados do seu negócio.

Porém, paralelamente aos processos de implementação de técnicas de SEO, você pode sim investir recursos também em tráfego pago para o seu site, mas espere, existem 3 coisas que você precisa saber antes de fazer anúncios na internet.

A segunda notícia boa é que para você se posicionar bem neste ranking você vai precisar saber o que é SEO e vamos lhe mostrar isto mais abaixo.

O SEO – Otimização para Mecanismos de Buscas

O SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas é um conjunto de técnicas que objetivam melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca, segmento no qual o Google é o líder isolado com aproximadamente 85% das buscas online.

Confira este nosso outro artigo caso você seja um empreendedor e não sabe a importância de um site.

Não basta ter um site online, é preciso ter tráfego e as buscas podem ser uma fonte muito poderosa, caso o seu site esteja bem posicionado.

O SEO – Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Buscas é um conjunto de técnicas que objetivam melhorar a visibilidade de um site em mecanismos de busca, segmento no qual o Google é o líder isolado com aproximadamente 85% das buscas online. Smart Brand Tecnologia em Resultados

Quando os usuários realizam buscas, digitam palavras-chave (keywords) no buscador, por assuntos relacionados ao seu produto ou serviço, é obvio que você vai desejar que eles acessem o seu site e não o site do concorrente, para tanto, você precisará de SEO para posicionar o seu site e captar esse tráfego.

O Google procura sempre entregar o melhor resultado para as buscas feitas pelos usuários e o SEO é uma das formas de você dizer ao Google que você é o melhor resultado para as buscas que envolvam o seu segmento.

Componentes de SEO

Diversos são os fatores que influenciam na posição do seu site em determinada busca e todos estes podem ser otimizados através de SEO.

Alguns dos principais fatores que você deve considerar para obter um bom rankeamento nas buscas no Google são: design do site, conteúdo disponível em relação ao tema pesquisado pelo usuário, estrutura do seu site em termos de códigos, título, descrições e demais tags, arquitetura do site, compatibilidade com dispositivos móveis, links internos e externos, entre outros que exploraremos nos próximos posts.

Saiba que as aplicações de técnicas de SEO não trazem resultado “do dia para a noite” e pode variar bastante o tempo que o Google irá levar para considerar as suas implementações, portanto, é preciso calma e cautela, para que as mesmas sejam corretamente executadas e tragam resultados positivos para o seu negócio.

Evite técnicas mágicas, que prometem resultados milagrosos, saiba que muitas delas podem gerar penalização, por infrigirem políticas do Google, e seu site perdem todas as posições orgânicas adquiridas.

Caso tenha mais dúvidas e queira saber mais, entre em contato conosco, será um prazer conversar com você a respeito.

Saiba agora por que você precisa de uma conta do Gmail!

Smart Brand 07/01/2019 0

Saiba agora por que você precisa de uma conta do Gmail!

A ideia é que você saiba agora por que você precisa de uma conta do Gmail!

Nossa meta aqui na Smart Brand é auxiliar o maior número possível de empresas na construção de uma Presença Digital efetiva, desde passos mais básicos até estratégias mais avançadas.

Encontramos muitos conteúdos para quem já está familiarizado com estratégias avançadas e pouco se fala dos passos iniciais desta caminhada.

Dentre os passos mais básicos elegemos hoje falar sobre o Gmail.

Se você ainda não conhece o Gmail, continue lendo e confira a importância da conta do Gmail para o seu negócio.

Além de o ser a atual gigante das buscas na internet, a Google também disponibiliza uma série de serviços, muitos gratuitos, que podem ser utilizados na melhoria da presença digital da sua empresa.

Esta melhoria pode acontecer através de ferramentas e serviços que vão viabilizar dados e informações para você traçar os seus objetivos. E se você ainda não sabe como definir os seus objetivos, você precisa ler esse outro artigo que trata exclusivamente de uma metodologia que vai ajudar você a fazer isso,

Com elas também é possível obter informações para otimizaço SEO em seu website, investimentos em campanhas e anúncios online, e uma infinidade de possibilidades para ampliação da presença digital do seu negócio.

Entretando, a maioria dos serviços exige autenticação por meio de uma conta no serviço de e-mail do Google, o Gmail.

A conta do Gmail pode ser seu email pessoal ou um email para seu negócio. Ela permitirá acesso aos serviços do google utilizando o nome de usuário e senha.

Caso você ainda não tenha uma conta, você pode garantir a sua acessando agora o site oficial do Gmail e fazendo o seu cadastro.

Alguns dos principais serviços disponíveis, além do serviço do próprio e-mail, são: Google Docs, Youtube, Google Drive e muitos outros.

Acesse já o site www.gmail.com, faça seu cadastro, utilizando os dados referentes a você ou a sua empresa, principalmente ao escolher o nome de usuário, e desfrute dos inúmeros serviços disponibilizados pela Google.

Caso tenha dúvidas a respeito dos serviços e precise de ajuda, entre em contato com a gente e nós faremos o possível para lhe ajudar.

Be SMART e até logo!

Jakson Manoel – SMART BRAND Tecnologia em Resultados

3 coisas que você precisa saber antes de anunciar na internet!

Smart Brand 05/07/2018 0

3 coisas que você precisa saber antes de anunciar na internet!

Quanto falamos em anúnciar na internet, facilmente lembramos de Google, Facebook, Instagram, Tweeter, Linkedin e outras diversas potências da tecnologia que dominam o mercado digital de campanhas e anúncios pagos.

Estas empresas possuem plataformas específicas para anúncios, tais como Google Ads (antigo Adwords) e Facebook Ads, porém, existem  3 coisas que você precisa saber antes de anunciar na internet usando essas plataformas.

É comum em empresas brasileiras, em especial as micro e pequenas empresas, microempreendedores e as de médio porte, não possuem um setor de marketing, ou agência / assessoria que elabore campanhas completas, seguindo algum planejamentos ou implementando estratégias pensadas para atrair clientes e converter vendas dos produtos e serviços.

Nestes casos, muitos dos trabalhos voltados para a divulgação da empresa na internet, é realizada pelo próprio empresário, ou por algum funcionário da empresa, que provavelmente não tem  exclusivamente esta função.

Um exemplo típico, é o gerenciamento das redes sociais da empresa, onde todas as ações de criação de perfis, postagens, criações de mídias, desenvolvimento de conteúdos, e todas outras atividades que incluem a gestão deste canal, acabam sendo executadas de forma desordenada, sem o devido planejamento, ou pelo simples fato, de pensar que deve ter/fazer porque as outras empresas também têm/fazem.

Com o aparecimento das plataformas de anúncios integradas as redes sociais, a execução de campanhas, anúncios, impulsionamentos e outras, também passou a fazer parte do dia-a-dia dos responsáveis pelo gerenciamento das redes sociais. Entretanto, quando se trata de anúncios na internet, é preciso planejar, mesmo que seja mínimo, o planejamento é preciso.

O planejamento evita o desperdício de tempo, de dinheiro e aumenta as chances de obter resultados positivos com os anúncios.

É comum, ao conversar com meus clientes sobre estratégias de marketing digital e anúncios, e ser abordado por questões do tipo:

“Vale a pena investir em anúncio?”
“Quanto devo investir ?”
“Qual orçamento posso destinar para cada canal?”
“Devo manter por quanto tempo estes anúncios?”

A verdade é que cada caso é um caso. Você pode até dizer que parece “clichê”, mas não é, pois realmente, são inúmeros os fatores que podem influenciar nas respostas para estas perguntas.

Saiba que não existe um valor padrão para investimento em anúncios na internet.

Pronto!

Acabou?! Não.

Cada empresa deve definir qual será o seu orçamento para os anúncios, e qual o canal que irá utilizar para fazê-lo. Todavia, antes de tomar a decisão de anunciar, ou continuar anunciando do jeito que você faz, preciso que você conheça as 3 coisas importantes que separei neste artigo.

Como já disse anteriormente, são inúmeros os fatores que devem ser analisados ao planejar seus anúncios, mas separei 3 dos quais eu acredito que são pilares, para ajudar você e sua empresa a obter melhores resultados com anúncios na internet.

São eles: Objetivo do AnúncioPúblico Alvo e Porte da Empresa.

OBJETIVO DO ANÚNCIO

O objetivo do anúncio é um fator básico a ser analisado, antes de quaisquer investimentos em anúncios ou campanhas na internet. O alcance do objetivo é o motivo pelo qual você está investindo seu pessoal, tempo e dinheiro, e isso deve ser positivo para sua empresa.

Todo anúncio, e isto não é exclusivo para anúncios na internet, deve ter uma definição clara do objetivo a ser alcançado. E não pense que é um trabalho simples e fácil, porém, é de suma importância.

Alguns exemplos de objetivos são:

“Ter mais acessos no meu site”
“Obter mais seguidores no meu perfil”
“Vender mais produtos em minha loja virtual”

Ao definir o objetivo, os seus esforços e recursos serão destinados para o alcance dele e não recomendo que inicie seus anúncios se eles, caso contrário você não terá um foco de trabalho.

Caso tenha alguma dificuldade na definição de seus objetivos,  ou deseja aprimorar os já definidos, eu recomento que leia este meu outro artigo que trata dos  Objetivos SMART.

PÚBLICO ALVO

O público-alvo pode ser entendido como um grupo de pessoas ou empresas que possuem um perfil similiar e que estão propensos a adquirir os produtos ou serviços da sua empresa.

Definir, conhecer e entender o público-alvo, é o primeiro passo para iniciar ações de marketing de sucesso, dentre elas, os anúncios.

Me surpreendo todos os dias, pois fico impressionado com a quantidade de empresas que não possuem uma definição clara do seu cliente,  não entendem a importância da definição do público-alvo. Caso a sua empresa seja uma dessas, preocupe-se!

Definir o público-alvo é buscar conhecer quais as características comuns de seus clientes, entendendo melhor seus gostos e hábitos, ondem vivem, entre outras diversas informações. Quando maior o número de informações, mais detalhada será a definição do seu público e consequentemente melhor será a sua segmentação deste público nos anúncios.

Imagine você poder anunciar seus produtos e serviços apenas para as pessoas que têm

Saiba que a maioria dos canais de anúncios (Google Adwords, Facebook Ads, etc), possuem diversas formas de de segmentação de público-alvo (faixa etária, sexo, localização, classe social, formação acadêmica, interesses, entre outros), o que permite que você atinja e anuncie diretamente para o seu público, e isso é fantástico!

Imagine você anunciar seus produtos diretamente para pessoas que tem perfil similar ao seu cliente ideal, com certeza as chances de ela se tornar seu cliente é muito maior, seu anúncio se torna mais eficiente, aumentam as conversões e é extremamente positivo para o seu negócio.

Portanto, dedique algum tempo e esforço para conhecer, entender e definir o seu público alvo, antes de investir em anúncios, é a forma ideal de aumentar a eficiência dos seus anúncios e otimizar seus resultados.

PORTE DA SUA EMPRESA

O porte da sua empresa é um dos fatores que pode nortear o início ou continuidade dos trabalhos com anúncios na internet.

Empresas de grande porte possuem departamentos de marketing e/ou agências que são responsáveis por todas as estratégias de marketing da empresa e portanto devem estar por dentro dos temas que citei.

Porém, nos casos de empresas de médio e pequeno porte, e em especial os microempreendedores individuais, a gestão do marketing é muito peculiar e muitas vezes limita-se por questões de recursos humanos, financeiros e de tempo.

Para este segundo grupo de empresas, que estão iniciando a sua ‘’jornada digital’’ ou já possuem alguma estratégia de marketing digital, recomendo iniciar o planejamento de anúncios testando. Sim, testando.

E como seria este teste?

Bom, se já optou por investir em anúncios e já compreendeu os dois ítens anteriores, você precisa investir em testes, que nada mais é, do que iniciar os trabalhos, com erros calculados e menos custosos, investindo em diferentes formas de anúncio, com baixo orçamento para cada anúncio.

Por exemplo:

Você possui R$ 30,00 para investir em anúncio:

Ao invés de você investir todo o seu orçamento no “Anúncio A”, você investe metade dele no “Anúncio A” e outra metade no “Anúncio B”.

Na primeira opção, caso o “Anúncio A” não tenha dado um bom retorno, você terá investido todo seu orçamento em um anúncio pouco eficiente.

Agora no segundo caso, você possui um parâmetro de análise para saber qual dos dois anúncios teve resultados mais positivos, dessa forma, você poderá direcionar seus esforços para ele, melhorando o orçamento, e refazendo novos testes, otimizando cada vez mais os resultados da sua empresa com o anúncio.

O exemplo que citei acima, que é bem básico para facilitar o entendimento, busca ilustrar que apesar de ocorrerem erros nesta fase inicial, eles são menores e podem levar a resultados melhores com o tempo. E é válido lembrar que o orçamento pode ser distribuído por “N” anúncios, mas observando a viabilidade mínina exigida pela plataforma de anúncios em uso.

Então atenção ao porte da sua empresa e foque na estratégia, esta é uma das melhores formas de conhecer o comportamento dos seus anúncios e poder otimizá-los futuramente. Esse processo gera otimização de recursos e resultados, aumenta a conversão de suas campanhas e evita investimentos desnecessários.

Bom, é isso aí!
Continuarei trazendo informações para ajudar você nessa jornada empreendedora e espero que estes tópicos auxiliem na busca de resultados positivos para o seu negócio.

Gostou?! Deixe o seu comentário e compartilhe este artigo.

Aqui na SMART BRAND Tecnologia em Resultados nós somos gratos em poder compartilhar nossos conteúdos com você.

Grande abraço!

Você é um empreendedor e não sabe a importância de um site?!

Smart Brand 05/05/2018 0

Você é um empreendedor e não sabe a importância de um site?!

Um dos principais porquês da importância de um site, é que ele é o único ambiente online que você pode realmente chamar de “seu”.

É verdade caro leitor, diversos são os ambientes disponíveis para apresentação de sua empresa na internet, mas acredito que o único ambiente onde você possui, ou deveria possuir, total controle sobre os dados e informações seus ou da sua empresa, é o seu site.

Muitas empresas, independente do porte ou faturamento, ainda não compreenderam a importância de um site no seu negócio. Então resolvi listar o porquê é importante que um negócio possua um site.

Ano após ano presenciamos diversos avanços tecnológicos e muitos realmente nos surpreendem. A internet com certeza fomenta essa evolução tecnológica e contribui de forma substancial para o processo de globalização, principalmente através do compartilhamento dos mais diversos tipos de dados e informações em escala global.

A utilização, e arriscaria dizer a incorporação, da internet por parte das pessoas e das organizações, fez com que muitos dos nossos hábitos comuns do dia-a-dia fossem remodelados e de certa forma atualizados.

O cenário atual

Nos dias atuais interagimos com amigos através de redes sociais, realizamos buscas diversas ao necessitar de algo ou adquirir produtos/serviços, realizamos transações bancárias, enviamos e recebemos mensagens e uma série de outras atividades no mundo digital.

É neste contexto que ocorre a incorporação da internet, pois acabamos criando novos hábitos que dependem das conexões digitais para a sua realização.

Grande parte das informações, priorizando aqui divulgação de produtos e serviços, estão disponíveis online, pois a era digital acelerou o processo de migração para a rede na última década, principalmente das empresas, que desejam apresentar-se, anunciar ou também comercializar seus produtos e serviços, são obrigadas a encarar e desfrutar desse nosso ambiente.

A renovação deste cenário ocorre dia após dia, sendo inevitável a interação com o mundo digital, pois as empresas, salvo alguns poucos, que não interagem com este processo acabam ficando à margem da grande fonte de informações e meios de integração global.

E falando de conexão, diversas são as formas de pessoas e empresas se conectarem no mundo digital, podendo essa interação ocorrer através de um site, aplicativo, redes sociais, blogs e diversas outras, inclusive no momento em que escrevo aqui, é certo que alguém deve estar criando outra nova forma de se conectar.

Porém, em si tratando dos meios mais tradicionais e acessíveis, venho aqui ressaltar, principalmente para você empreendedor, a importância de um site para o seu negócio.

Se eu posso, você também pode!
Por muito tempo, serviços como o registro de domínio e desenvolvimento de um site, além de serem considerados gastos não prioritários, ou estarem muitas vezes inacessíveis, esses também eram assinalados como algo intangível, principalmente para micro e pequenas empresas, que em visualizavam a importância de um site no seu negócio.

Nos dias de hoje, o valor investido em um site já podem ser considerado investimento para muitas empresas, pois torna-se uma “vitrine virtual”, que possibilita atingir um público alvo que pode estar a quilômetros de distância da sua empresa e realmente concretizar negócios.

É importante salientar que assim como você cuida da imagem da sua empresa, na estrutura física, funcionários, papelaria (cartões de visita, folders, papeis diversos, etc), também será necessário um cuidado especial com seu site.

Cuidados básicos incluem, possuir uma aparência amigável, seja intuitivo, seja acessível em qualquer dispositivo (computadores, smartphones, tablets, entre outros), carregamento rápido adequado aos diferentes tipos de conexões (3G, 4G, ADSL, Fibra Ótica), e principalmente, que ele permita que o seu cliente encontre o que está procura na sua empresa, com a melhor experiência possível.

Um site bem estruturado é uma ferramenta indispensável a qualquer empresa, nele é possível apresentar todas as informações necessárias para que o cliente encontre o seu negócio, veja seus produtos/serviços, conheça um pouco mais sobre a empresa, e isso independe do ramo de atuação.

Pensando nisso, ao desenvolver um site novo, ou atualizar um site já existe, é importante que o mesmo seja desenvolvido e pensado por profissionais capacitados, para que este seja utilizado como uma ferramenta estratégica e essencial no processo de gestão do seu negócio.

Desta forma a sua empresa estará apta a usufruir de diversos meios e benefícios interativos que a internet e o mundo digital nos proporcionam.

Vou listar abaixo algumas informações básicas para você que deseja adquirir ou melhorar um site. Esta parte pode ser entendida como um passo-a-passo para o obtenção de um site.

Registro de um domínio

Caso você tenha interesse em possui um site, você será obrigado a adquirir um domínio, por exemplo www.meudominionainternet.com.br.

Esta aquisição pode ser feita em diferentes portais, porém, no Brasil, para domínios do tipo “.com.br”, apesar de existirem diversas outras, você pode optar pela compra através do REGISTRO.br.

É muito importante, guardar com cuidado os dados deste acesso, pois é através dele que você irá dar sequência nos passos a seguir. É importante lembrar que a maioria dos domínios tem um custo, geralmente cobrado anualmente. Se quiser saber complementar as informações, a alguns dias atrás encontrei informações muito bacanas do pessoal da Sitesouro sobre como registrar corretamente um domínio.

Hospedagem do seu site

O nome realmente diz muito sobre este passo, pois é através de um plano de hospedagem que você poderá disponibilizar o seu site na internet. A hospedagem nada mais é do que a locação de um espaço em um servidor, para “hospedar” os arquivos do seu site.

São inúmeras empresas que oferecem este serviço, tanto aqui no Brasil, quanto no exterior. Caso você possua um profissional ou uma empresa que desenvolverá o seu site, você poderá solicitar informações mais específicas a respeito dos serviços disponíveis.

Agora se você vai pelo caminho do “faça você mesmo” e tem pouco conhecimento no assunto, recomento a busca por recomendações de empresas e tutoriais específicos referente à este passo.

Vale ressaltar que quase 100% dos planos de hospedagens profissionais são pagos. Geralmente os planos também são pagos anualmente e grande maioria possui serviço de e-mail integrado, disponibilizando algumas contas de e-mails para criação de e-mails institucionais personalidados com o seu domínio.

Desenvolvimento do Site
Esta fase abrange toda a parte referente a criação, planejamento, desenvolvimento, teste e publicação do site na internet.

Como citei anteriormente, pode-se optar pela contratação de um profissional ou empresa especializada. Nesta fase, tudo vai depender do que se pretende obter com o site na internet, cada necessidade tem a sua peculiaridade.

Em termos de custos, você pode encontrar bastante oscilação nesta fase e tudo vai depender da sua necessidade. Por isso é importante ter muita cautela e ter objetivos claros para o seu site, caso tenha dúvidas diversas, entre em contato e podemos conversar a respeito.

Caso todos os passos tenham sido percorridos com sucesso até aqui, meus parabéns, você ou sua empresa terão um espaço único na internet.

Obviamente este não é um “guia definitivo” ou “tudo” que você precisa saber a respeito de um site para sua empresa, mas podemos considerar que é um início bem interessante, para que você possua uma base inicial simples, e assim possa continuar buscando informações complementares, entendendo cada vez mais sobre as ferramentas disponíveis para auxiliar você e seu negócio na internet.

Vamos ficando por aqui, mas os trabalhos não param por aí, continuarei produzindo informações referente à gestão e uso do seu site, redes sociais, marketing digital, otimizações em mecanismos de buscas (SEO), produção de conteúdos e muito mais. Com certeza não vale a pena você chegar até aqui e não seguir em frente. Tenho certeza que você vai querer conhecer e aprender mais sobre as dicas que publicarei por aqui nos próximos artigos.

Continue acompanhando. Abraço!