O que você precisa saber sobre Tráfego Online
O que você precisa saber sobre Tráfego Online
Tráfego é uma palavra recorrente quando falamos sobre marketing digital, isso porque ela significa, basicamente, o fluxo de visitantes do seu website, blog ou qualquer outra página sua na internet, daí o nome Tráfego Online.
Você concorda com a gente que de nada adianta criar um site maravilhoso se ele não tiver nenhum acesso, não é mesmo? Um número elevado de acessos representa maiores oportunidades de geração de leads, melhora de posicionamento nos buscadores, engajamento e conversão de leads em novos clientes. Por isso é tão importante pensar em estratégias para atrair público para suas páginas.
Existem inúmeras formas de tráfego e também diferentes maneiras de gerá-lo. De um modo geral, o tráfego pode ser orgânico – conquistado de forma “gratuita”, ou pago – aquele proveniente de investimentos em campanhas e anúncios.
5 tipos de tráfego mais comuns
Para te ajudar a compreender melhor sobre esse tema, nós separamos aqui os 5 tipos de tráfego mais comuns pra sua estratégia de marketing digital.
1 – Orgânico
O tráfego orgânico é aquele proveniente de pesquisas em buscadores como Google, Yahoo, etc. É quando o público encontra você a partir de algum conteúdo relevante para ele em determinado momento.
Para melhorar seu tráfego orgânico, além de investir em um conteúdo interessante, é fundamental também utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Através do SEO será possível melhorar o posicionamento da sua página dentro dos buscadores e, uma vez que você esteja nas primeiras posições, será muito mais fácil de ser encontrado e receber novos acessos ao seu site.
2 – Pago
É o tipo de tráfego gerado a partir de anúncios personalizados, por meio campanhas de links patrocinados. Estes anúncios são disponibilizados em diferentes plataformas, como por exemplo Google Adwords, YouTube, Facebook Ads, entre outros.
Criando anúncios desta forma é possível segmentar o público-alvo por região, faixa etária, gênero, entre outras características, de modo a atingir um público específico para aquela campanha. E essa segmentação ajuda a aumentar as taxas de conversão da sua campanha.
3- Social
É aquele proveniente de posts e outros conteúdos publicados nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outras. Para atrair este tipo de tráfego é necessário investir em uma ótima gestão de conteúdo e saber adaptá-lo ao estilo de linguagem de cada canal.
E, claro, também é fundamental que você conheça a fundo o seu público-alvo. Isso ajudará você a produzir conteúdo relevante, que gere valor ao público e, por consequência, um maior engajamento com as publicações.
4 – De Referência
Este é o tipo de tráfego que se dá através da menção do seu site, blog ou de alguma publicação dentro de uma outra página na internet. Ou seja, quando outra pessoa referencia você ou algum conteúdo seu por meio de um link, dentro do próprio texto dela. Dessa forma, os leitores serão direcionados ao seu material.
O tráfego de referência pode ser conquistado através de parcerias entre blogs, sites e mídias socias do mesmo segmento, ou de forma espontânea. Esta é uma maneira excelente de ajudar a reconhecer sua autoridade no assunto e te ajuda a melhorar o ranqueamento do seu blog ou site nos motores de busca.
5 – Direto
O tráfego direto é aquele onde o público digita seu endereço diretamente na barra de endereços ou deixa sua página destacada entre os favoritos. Também pode ser originário de menções em canais off-line, cliques em e-mails ou documentos (PDF ou Office).
Esse tipo de acesso demonstra, muitas vezes, o reconhecimento da sua marca pelo público, e pode ser reforçado através de ações de branding, com auxílio de uma boa assessoria de imprensa e uma ótima gestão da marca.
E agora?!
Estas são algumas maneiras de gerar tráfego para o seu site.
Mas, independentemente da forma como ele chegará até você, uma coisa é certa: você precisa investir em ações estratégicas de geração de tráfego se quiser garantir o sucesso do seu negócio.
Sem a gestão do tráfego, você não sabe “quem entra e quem sai do seu negócio na internet”, pode estar investindo em canais de forma equivocada, e o que é pior, desperdiçando tempo e dinheiro com isso. Acho que essas já são razões suficientes para te fazer repensar sobre o assunto.