O que você precisa saber sobre Tráfego Online

Smart Brand 12/05/2022 0

O que você precisa saber sobre Tráfego Online

Tráfego é uma palavra recorrente quando falamos sobre marketing digital, isso porque ela significa, basicamente, o fluxo de visitantes do seu website, blog ou qualquer outra página sua na internet, daí o nome Tráfego Online.

Você concorda com a gente que de nada adianta criar um site maravilhoso se ele não tiver nenhum acesso, não é mesmo? Um número elevado de acessos representa maiores oportunidades de geração de leads, melhora de posicionamento nos buscadores, engajamento e conversão de leads em novos clientes. Por isso é tão importante pensar em estratégias para atrair público para suas páginas.

Existem inúmeras formas de tráfego e também diferentes maneiras de gerá-lo. De um modo geral, o tráfego pode ser orgânico – conquistado de forma “gratuita”, ou pago – aquele proveniente de investimentos em campanhas e anúncios.

5 tipos de tráfego mais comuns

Para te ajudar a compreender melhor sobre esse tema, nós separamos aqui os 5 tipos de tráfego mais comuns pra sua estratégia de marketing digital.

1 – Orgânico

O tráfego orgânico é aquele proveniente de pesquisas em buscadores como Google, Yahoo, etc. É quando o público encontra você a partir de algum conteúdo relevante para ele em determinado momento.

Para melhorar seu tráfego orgânico, além de investir em um conteúdo interessante, é fundamental também utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization). Através do SEO será possível melhorar o posicionamento da sua página dentro dos buscadores e, uma vez que você esteja nas primeiras posições, será muito mais fácil de ser encontrado e receber novos acessos ao seu site.

2 – Pago

É o tipo de tráfego gerado a partir de anúncios personalizados, por meio campanhas de links patrocinados. Estes anúncios são disponibilizados em diferentes plataformas, como por exemplo Google Adwords, YouTube, Facebook Ads, entre outros.

Criando anúncios desta forma é possível segmentar o público-alvo por região, faixa etária, gênero, entre outras características, de modo a atingir um público específico para aquela campanha. E essa segmentação ajuda a aumentar as taxas de conversão da sua campanha.

3- Social

É aquele proveniente de posts e outros conteúdos publicados nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, entre outras. Para atrair este tipo de tráfego é necessário investir em uma ótima gestão de conteúdo e saber adaptá-lo ao estilo de linguagem de cada canal.

E, claro, também é fundamental que você conheça a fundo o seu público-alvo. Isso ajudará você a produzir conteúdo relevante, que gere valor ao público e, por consequência, um maior engajamento com as publicações.

4 – De Referência

Este é o tipo de tráfego que se dá através da menção do seu site, blog ou de alguma publicação dentro de uma outra página na internet. Ou seja, quando outra pessoa referencia você ou algum conteúdo seu por meio de um link, dentro do próprio texto dela. Dessa forma, os leitores serão direcionados ao seu material.

O tráfego de referência pode ser conquistado através de parcerias entre blogs, sites e mídias socias do mesmo segmento, ou de forma espontânea. Esta é uma maneira excelente de ajudar a reconhecer sua autoridade no assunto e te ajuda a melhorar o ranqueamento do seu blog ou site nos motores de busca.

5 – Direto

O tráfego direto é aquele onde o público digita seu endereço diretamente na barra de endereços ou deixa sua página destacada entre os favoritos. Também pode ser originário de menções em canais off-line, cliques em e-mails ou documentos (PDF ou Office).

Esse tipo de acesso demonstra, muitas vezes, o reconhecimento da sua marca pelo público, e pode ser reforçado através de ações de branding, com auxílio de uma boa assessoria de imprensa e uma ótima gestão da marca.

E agora?!

Estas são algumas maneiras de gerar tráfego para o seu site.

Mas, independentemente da forma como ele chegará até você, uma coisa é certa: você precisa investir em ações estratégicas de geração de tráfego se quiser garantir o sucesso do seu negócio.

Sem a gestão do tráfego, você não sabe “quem entra e quem sai do seu negócio na internet”, pode estar investindo em canais de forma equivocada, e o que é pior, desperdiçando tempo e dinheiro com isso. Acho que essas já são razões suficientes para te fazer repensar sobre o assunto.

Um jeito novo de fazer marketing

Smart Brand 19/03/2022 0

Um jeito novo de fazer marketing

“O melhor tipo de marketing é aquele que não parece marketing”.

Esta frase de Tom Fishburne nos faz refletir a respeito da forma de como acontecia o marketing tradicional a alguns anos atrás.

A máxima do marketing, que ressalta que a propaganda é a alma do negócio, permanece. Mas hoje é possível valer-se deste conceito utilizando formas diferenciadas de publicidade.

Na época em que Outbound Marketing – o jeito tradicional de fazer propaganda, imperava, a forma de prospecção e a abordagem dos clientes era bem diferente daquela que vemos sendo utilizada hoje nas estratégias de marketing digital.

No Outbound Marketing é a empresa que se comunica com seu público-alvo, através de mídias mais tradicionais como outdoors, televisão, rádio, revistas e jornais, e também de banners em sites, YouTube, Facebook Ads, Google AdWords, entre outros. Aliás, até o tão malfadado telemarketing é um exemplo desta forma ativa de prospecção de clientes.

Mas a mudança no padrão de comportamento dos consumidores, propiciada em grande parte pela Era Digital, exigiu a adaptação das empresas a essa nova forma de consumir informação.

É aí que surge o Inbound Marketing, onde não mais se objetiva bombardear o público com publicidade, mas plantar a sementinha, jogar aquela isca capaz de despertar o interesse dele no seu produto ou serviço, e facilitar os meios para que sua empresa seja encontrada.

Isso mesmo, no Inbound Marketing é o cliente que procura a empresa, através da realização de uma série de práticas relacionadas à produção de conteúdo relevante e útil, que gera valor para o seu público-alvo durante o processo de tomada de decisão.

Entregando valor

Uma das grandes sacadas ao anunciar seu produto ou serviço, independentemente do canal de comunicação, e que a princípio parece óbvia (mas nem tanto), está em oferecer soluções para os seus clientes. As soluções resolvem problemas e trazem valor para a sua audiência.

Entregando valor aos seus clientes atuais e futuros, por meio de um bom uso dos diversos canais de comunicação existentes atualmente, o resultados positivos serão inevitáveis.

Este tipo de marketing pode proporcionar experiências relevantes, que geram engajamento, fazem a diferença no mercado e mostram aos seus clientes a sua autoridade no que faz.

Foque em possibilidades de fazer propaganda do seu negócio sem “encher o saco” dos seus clientes com anúncios que os distanciam  da sua marca, assim você naturalmente encontrará os resultados positivos que espera.

Como definir meu público-alvo

Smart Brand 10/07/2020 0

Nós já falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância de conhecer o público-alvo na hora de planejar a melhor estratégia de marketing, seja ela digital ou não, de qualquer empresa. Se você ainda não leu este post, te convido a fazer uma pequena pausa para conhecer nosso artigo antes de continuar sua leitura 😉

Mas porque eu preciso definir meu público-alvo? A resposta é simples. Porque desta forma você e sua empresa conseguem direcionar seus esforços de marketing e comunicação às pessoas certas, ou seja, seus verdadeiros clientes em potencial.

Fonte: Giphy.com

Uma vez que você saiba quem é o seu público-alvo, aonde ele está, qual sua faixa-etária, necessidades e poder de compra fica muito mais fácil criar estratégias assertivas de comunicação.

Sem conhecer o seu público-alvo, suas estratégias de marketing dificilmente serão bem sucedidas, e você ainda pode estar correndo o risco de investir no alcance de pessoas que provavelmente não tem interesse por aquilo que você oferece.

E qual é o primeiro passo para definir meu público-alvo?

Uma das primeiras ações necessárias para começar a entender o seu público é pesquisando o mercado. Quem são seus concorrentes? Que meios utilizam para divulgar seus produtos? Como é a sua linguagem? Quais são os seus diferenciais? Onde está localizado geograficamente seu público de consumidores? Estas são algumas perguntas que ajudarão você a definir os seus possíveis clientes e lhe darão informações valiosas para a construção do seu público-alvo.

Outra maneira de conhecer melhor seu público-alvo é através de pesquisa com seus atuais clientes ou com pessoas que demonstram interesse pelo seu produto ou serviço. A partir desta conversa é possível começar a coletar informações básicas como: gênero, faixa etária, escolaridade, faixa de renda, classe social, localização e hábitos de consumo. Assim você passa a ter um “raio-x” das principais características comuns entre as pessoas que adquirem o seu produto ou serviço.

Através dessa segmentação é possível chegar a uma definição do seu público-alvo, como neste exemplo: Homens, entre 25 e 35 anos, residentes em Florianópolis, com formação superior, classe B, renda entre R$ 5.000,00 e R$ 7,000,00, apaixonados por moto e velocidade.

Tenha em mente que esse grupo de pessoas geralmente possuem características em comum, e que são elas que irão ajudar você a planejar as suas ações direcionadas, melhorando assim seus resultados.

Público-alvo e persona

Outra maneira ainda mais eficiente de estruturar a comunicação com seu público é através da construção da persona. A persona é um personagem fictício, criado para representar seu alvo demográfico.

Ela reúne informações muito mais detalhadas sobre seu perfil de comportamento, hábitos e atitudes, e sua construção ajuda a nortear com ainda mais eficiência a produção de conteúdo específico para atender o seu público-alvo, mostra qual a melhor forma de se comunicar com estas pessoas ou empresas e ajuda a otimizar seus recursos para atingi-los com mais impacto e frequência.  

Se você quer aprender mais sobre o que é e como construir sua persona, leia nosso artigo específico sobre como criar uma persona para o seu negócio.

E então, ficou um pouco mais claro como e por quê você precisa definir seu público-alvo?

Nós sempre gostamos de lembrar aqui no blog que o marketing é baseado em estudo, organização e processos. E quanto mais informações você tiver sobre seu mercado e consumidores, mais positivos serão os resultados da sua estratégia digital.

LEAD: um conceito que pode aumentar as suas vendas

Smart Brand 19/05/2020 0

LEAD: um conceito que pode aumentar as suas vendas

No mercado digital existem alguns conceitos e termos que podem mudar a forma como você gera negócios. Um dos que mais se utiliza hoje quando tratamos de aquisição e gestão de clientes é o termo “Lead”.

Se você já buscou algum conteúdo na internet referente à aquisição de clientes, é muito provável que já tenha ouvido falar sobre Lead ou Geração de Leads.

E sabe o motivo pelo qual entender este conceito pode aumentar as suas vendas? Porque existem hoje inúmeras estratégias e ferramentas digitais, tanto para geração quanto para gestão de Leads, que podem efetivamente gerar muito resultado para o seu negócio.

Mas o que é um Lead afinal?

Basicamente, um lead é uma oportunidade de negócio. É alguém que forneceu algum tipo de informação de contato (nome, e-mail e telefone), através do preenchimento de um formulário disponível na sua página, em troca de receber conteúdo relevante, que lhe ajudasse a sanar alguma dúvida em determinado momento.

Existem diversas formas de atrair um Lead para a sua base de contatos. Entre elas, quando a sua empresa cria um material relevante, um ebook ou um webnário, por exemplo, e disponibiliza “gratuitamente” para o público, em troca de um e-mail ou outro contato. Se você quiser saber mais sobre como gerar mais leads para o seu negócio, confira nosso post com 6 dicas práticas.

Em linhas gerais, o Lead é um cliente em potencial, alguém que manifestou interesse pelo seu conteúdo ou serviço, e que provavelmente gostaria de saber mais sobre o assunto.

E como fazer a gestão destes Leads?

Bem, uma vez que você gerou conteúdo relevante e conseguiu conquistar um novo Lead para a sua base de contatos, chegou a hora de nutrir este cliente em potencial, conduzindo-o até a etapa de compra. 

Para entender como funciona este processo de gestão de leads é necessário ter em mente que os clientes encontram-se em níveis diferentes dentro do processo de compra, passando por uma jornada de basicamente quatro etapas: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema, Consideração da Solução, Avaliação e Compra.

Em todas as etapas o cliente em potencial busca informações e, se dentro deste caminho você conseguir produzir conteúdo que auxilie este prospect e o guie durante o percurso, é muito provável que no final ele acabe escolhendo a sua empresa para finalmente fechar negócio.

Por isso é fundamental investir na produção de conteúdo otimizado e adequado a cada estágio em que o cliente se encontre. Afinal, você não vai querer desperdiçar recursos ou dedicar o esforço da sua equipe comercial para abordar um Lead que ainda não está no estágio de avaliação e compra, por exemplo.

Em uma situação como essa, as chances de você não conseguir concretizar a venda e ainda por cima “assustar” o potencial cliente devido a uma abordagem invasiva são muito grandes. Isso sem falar na possibilidade de construir uma imagem totalmente negativa para sua empresa.

E então, ficou mais claro agora o que é o Lead e por que é tão importante fazer a gestão adequada destes contatos?

O Lead de hoje será seu cliente no futuro.

Portanto, nós podemos garantir que vale a pena dedicar-se a uma estratégia eficiente de captação e gestão de Leads para sua empresa.

Gostou?! Continue acompanhando que em breve trarei outros conceitos para auxiliar você a compreender melhor esse universo digital, que está cheio de oportunidades para você e seu negócio decolarem.

Ainda tem dúvidas sobre Leads? Entra em contato e terei o prazer de ajudar você.


Como criar uma persona para o seu negócio

Smart Brand 19/05/2020 0

Como criar uma persona para o seu negócio

Se você chegou até aqui neste post sobre Persona, acreditamos que já tenha uma ideia bem clara sobre a importância de se definir o público-alvo dentro de qualquer estratégia de marketing, principalmente quando se trata da produção de conteúdo.

Mas para refrescar um pouquinho a memória antes de iniciarmos, aqui vão três razões fundamentais que nos ajudam a perceber porque é tão essencial conhecer nosso público-alvo.

A primeira delas é que, saber a quem se destina seu produto ou serviço permite a você criar uma comunicação mais assertiva e eficiente, pois não te deixa perder tempo escrevendo para quem não tem interesse ou potencial de se tornar um cliente.

A segunda razão é que, conhecendo seu público-alvo você é capaz de criar conteúdos melhores e mais adequados às necessidades e dúvidas do seu cliente em potencial, e isso faz com que você ou sua empresa sejam considerados entre as melhores opções no momento de decisão de compra.

E a terceira é que, sabendo quem é e onde está o seu público você consegue escolher os canais mais eficientes para chegar até ele.

O que é a Persona?

A persona é um personagem semifictício, criado através de dados, e que representa seu consumidor ideal. Ela é construída com base no seu público-alvo, através de pesquisa e da coleta de informações.

Para entender melhor a diferença de detalhamento entre o público-alvo e a persona, acompanhe este exemplo:

Público-Alvo: Homens entre 30 e 40 anos, residentes em Porto Alegre, classe B, com renda entre R$ 5.000,00 e R$ 10.000,00.

Persona: Pedro, 35 anos, gerente de marketing de uma multinacional. Recebe um salário de R$ 7.500,00 por mês. Vive em Porto Alegre, não tem filhos, é fã de tecnologia, possui conhecimentos avançados em marketing e almeja subir na carreira dentro da empresa.

Perceba como a persona traz uma descrição muito mais detalhada de quem seria seu público ideal, com informações que te auxiliarão na criação de conteúdo mais específico. Com isso você passa a falar com ela desde quando ela começa a apresentar um problema ou dúvida.

Como fazer a pesquisa de persona?

Nós sempre gostamos de lembrar aqui no blog que no marketing tudo deve ser construído em cima de muita pesquisa e números. Jamais na base do “chute” ou suposições. Portanto a Persona deve ser pautada em dados reais sobre seu público.

Para isso existem duas formas de se fazer a pesquisa de persona: a direta e a indireta.

A pesquisa direta é aquela feita com seus próprios leads e clientes, as pesquisas de mercado – onde você pode contratar uma empresa externa para realizá-las, ou de forma online, por meio de questionários.

Já na pesquisa indireta, você não faz perguntas, mas aprende observando o comportamento do público. Ela pode ser feita pela internet, através do Google Analytics ou mesmo pelas redes sociais, como Facebook e Linkedin.

No Google Analytics, por exemplo, você verá quais páginas as pessoas mais acessam. Neste caso, vamos supor que você crie um blog post sobre como redecorar a casa aproveitando móveis e objetos próprios, e um outro post sobre as cinco tendências em decoração para o próximo ano.

Veja que seriam duas personas diferentes para cada tipo de conteúdo: uma representando pessoas comuns que querem receber dicas de como repaginar sua casa sozinhas, e outra representando profissionais de arquitetura e design.

Através da quantidade de acessos de cada blog post é possível identificar se seu púbico é composto na sua grande maioria por pessoas que apenas querem dicas simples ou por profissionais do ramo, o que requer conteúdos mais avançados sobre o tema. Com base neste critério é mais fácil definir sua persona.

Usando o Linkedin a seu favor

O Linkedin também é uma ferramenta excelente para “criar” personas. Por ser uma rede social profissional, você pode definir previamente, por exemplo, que sua persona é um analista de TI, e entrar em 100 perfis de analistas de TI para estudar seu comportamento.

Outra dica interessante é procurar anúncios de vagas para analisar quais são as atribuições deste profissional e o que se requer dele. Isso ajuda também a compreender qual conteúdo irá auxiliar sua persona, com base nas suas necessidades.

É muito importante ter em mente que a Persona é a base da sua estratégia digital e deve fazer parte do seu dia a dia na empresa. Portanto integre ela ao seu time de marketing, pergunte-se sempre se o conteúdo de fato interessa à sua persona.

Com essas práticas certamente você atingirá as pessoas certas e otimizará tempo e recursos da sua empresa.

Invista em planejamento de Marketing Digital e aumente suas vendas

Smart Brand 17/04/2020 0

Invista em planejamento de Marketing Digital e aumente suas vendas

Planejar o Marketing Digital da sua empresa pode otimizar muito os resultados atuais e gerar novos negócios. E uma das inúmeras razões para isso é que o número de usuários de internet cresce muito a cada ano. Além disso, as pessoas acabam fazendo quase tudo por meio dela: desde uma simples pesquisa, até pagar contas ou adquirir um produto.

Nós já falamos aqui no blog algumas vezes sobre essa mudança no comportamento do consumidor, mas nosso objetivo hoje é falar sobre como aproveitar melhor este cenário e se planejar para atrair e conquistar seu público-alvo com ações mais assertivas de Marketing Digital.

Pensar sobre Marketing Digital é planejar uma série de ações executadas de forma online e com objetivos diversos, que podem ser a geração de novos negócios, a construção de uma identidade para sua marca ou mesmo a criação de relacionamentos.

Para atingir estes objetivos, além de muita pesquisa e planejamento, são usadas diversas estratégias, o SEO (Search Engine Optimization), o Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.

De forma integrada, estas ações podem levar seu negócio a conquistar excelentes resultados e aumentar significativamente suas vendas.

Pontos em que o Marketing Digital pode favorecer sua empresa

Dependendo do ramo de atuação do seu negócio as possibilidades são inúmeras, mas em linhas gerais o Marketing Digital pode mesmo fazer a diferença. Confira alguns pontos que podem ser aprimorados com um bom plano de Marketing Digital:

– Melhoria no conhecimento e envolvimento da sua marca com seus clientes e clientes potenciais;

– Otimização de seus resultados nas buscas online (como por exemplo Google);

– Estruturação e melhoria no uso das redes sociais a favor do seu negócio;

– Criação de diversas oportunidades para você vender mais o seu produto ou serviço;

– Inúmeras possibilidades de você anunciar online, destacando a sua empresa da concorrência e entregando o anúncio certo para o cliente certo.

Planejamento de ações

O planejamento é fundamental, pois define as estratégias e ações que deverão ser implementadas para o alcance dos objetivos e metas ora estabelecidos, o que aumenta substancialmente as chances de sucesso no seu negócio.

Através do planejamento do Marketing Digital você consegue pensar em ações que gerem engajamento e interação com seu público-alvo, o que lhe ajuda a obter informações valiosas sobre o comportamento de compra do seu cliente ideal.

Como resultado, temos uma comunicação mais assertiva, além da oferta de soluções, serviços e produtos mais adequados às necessidades da sua persona.

Técnicas de SEO

As técnicas de SEO aplicadas ao seu site ou blog também permitem que a posição das suas páginas nos motores de busca, como o Google, por exemplo, melhorem significativamente. Isso fará com que o seu negócio seja encontrado por pessoas que estão interessadas no serviço, produto ou conteúdo que você oferece.

É importante que você entenda que em geral as técnicas aplicadas em SEO demonstram resultados a médio e curto prazo, portanto a aplicação destas técnicas deve ser alinhada ao objetivo do seu negócio.

Por exemplo, digamos que você possui um produto ou serviço que será temporário, ou limitado e não será comercializado posteriormente, talvez investir em SEO não seja a melhor opção para este tipo de negócio. Agora se você possui um negócio no qual seus produtos ou serviços são contínuos e deseja que a marca “deixe seus rastros” na internet, daí já é um caso aconselhável de considerar estratégias que envolvam SEO.

No exemplo acima fica claro como é importante pensar em planejamento da presença digital do seu negócio, isto evita gastos desnecessários com recursos humanos, temporais e financeiros, e otimiza os resultados.

Comece, planeje e aumente suas vendas!

Sem planejamento, principalmente nas estratégias ligadas a presença digital empresarial, não é possível definir métricas claras para avaliação de resultados, as dificuldades para se destacar frente à concorrência serão enormes e, muito provavelmente, o potencial de vendas ao público-alvo não será explorado de forma assertiva.

Por isso, comece o quanto antes a planejar o Marketing Digital de sua empresa, defina objetivos claros e possíveis de mensurar, estabeleça metas e ponha em prática sua estratégia.

O mercado como um todo no Brasil, e com certeza a sua concorrência também, está explorando apenas uma pequena parcela das possibilidades que o mercado digital oferece. Como resultado, quem começar primeiro tem vantagem no mercado.

Em breve falaremos mais sobre outras estratégias como Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing e Tráfego Pago, estratégias estas que podem realmente “virar a chave do seui negócio”.

Caso você ainda não se sinta seguro em planejar e executar tudo isto sozinho, conte com o suporte profissional de alguém capacitado para auxiliá-lo neste importante passo em direção à conquista dos melhores resultados.

Conecte-se com seu Público!

Smart Brand 26/03/2020 1

Conecte-se com seu público!

De portas fechadas, nós empreendedores, viemos enfrentando um momento delicado nos últimos dias. Mesmo que muitos estejamos impossibilitados de atender presencialmente nossos clientes, aderindo ao #FiqueEmCasa, é importante manter o foco na conexão com seu público-alvo.

A notícia boa é que graças as inúmeras possibilidades que a internet proporciona, é possível estabelecer uma conexão próxima entre o time. Se o seu negócio não está próximo do público, está perdendo grandes oportunidades.

Formas de se conectar

As formas de conexão são inúmeras, cito as mais populares como seu Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Google Business, WhatsApp, ou outras entre os diversos canais digitais que existem disponíveis no mercado.

A conexão com seu público é fundamental em qualquer momento, mas considero este que vivemos, um momento importante. Uma oportunidade de acalentar carência, dúvidas e receios estar presente demonstrando apoio e união com seus clientes atuais e/ou futuros.

Possibilidades

Há oportunidades de manutenção e suporte, ou de responder dúvidas sobre a situação atual da sua empresa, apresentação de informações sobre seus produtos e serviços e até aquela informação diária que muitos dos clientes gostam e procuram saber.

É hora de planejamentos estratégico, financeiro e pessoal, priorize o que é importante para você e sua empresa neste momento, mas em meio a essa avalanche de fatos e informações é importante manter-se conectado.

Os Objetivos S.M.A.R.T. podem ajudar você nessa tarefa de planejamento.

O que tem feito para se conectar com seu público?

Deixe aqui nos comentários.

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O mercado digital não é o futuro, é o agora.

Smart Brand 18/02/2020 0

Muitos pensam e falam sobre o Mercado Digital como se fosse algo futurístico, ou que está para atingir nossos negócios daqui a alguns anos. E talvez até você seja uma dessas pessoas.

Mas na contramão destes pensamentos e discursos, queremos falar para vocês hoje que o Mercado Digital é o presente.

A tecnologia está cada vez mais inserida no nosso cotidiano, e isso provavelmente não irá mudar. A tendência é que ela nos envolva cada dia mais, tanto nas relações sociais como nos negócios. E é aí que surgem as oportunidades para a sua empresa.

Sua empresa está investindo no mercado digital?

Se a sua resposta é “não”, já passou da hora de você pensar a respeito.

Imagine que, só no Brasil, já são mais de 126 milhões de usuários de internet, segundo pesquisa do IBGE. Nós somos o quinto país mais conectado do mundo, de acordo com o último relatório Internet Trends, ficando atrás de China, Índia, EUA e Indonésia.

Se levarmos em conta que grande parte da população está conectada à internet, fazendo inúmeras atividades de forma online – desde realizar uma simples pesquisa, até fazer compras ou realizar pagamentos, fica fácil de concluir que se uma empresa não estiver inserida ativamente no meio digital, é muito provável que ela deixe de atingir uma boa parcela de clientes em potencial. Isso fará com que a empresa perca muitas oportunidades de negócio.

As mudanças no comportamento de compra do consumidor

Hoje a comunicação entre empresas e clientes não acontece mais de forma unilateral, como vinha ocorrendo com a publicidade nos meios offline.

O cliente hoje interage com a marca através das redes sociais, monitora suas ações e repercute aquelas de maior impacto, tanto as positivas quanto as negativas. Por isso é tão importante conhecer a fundo o seu público-alvo, se conectar com ele e manter uma conduta coerente com os valores propostos por cada empresa, investindo em planejamento e estratégias de marketing digital.

Planejamento

Pensar sobre Marketing Digital é planejar uma série de ações executadas de forma online e com objetivos diversos, que podem ser a geração de novos negócios, a construção de uma identidade para sua marca ou mesmo a criação de relacionamentos. Tudo isso através do uso de técnicas e ferramentas específicas que irão melhorar seu desempenho e fazer com que a sua empresa seja vista pelas pessoas certas, ou seja, aquelas que podem se tornar seus clientes logo adiante.

Se tudo isso ainda é um universo desconhecido para você, sugerimos que comece lendo mais sobre o tema. Aqui no blog você encontra diversos posts que irão lhe auxiliar nessa introdução ao marketing digital.

Aqui, nossa intenção não tentar prever o futuro. A única coisa que temos a falar sobre ele é que existem grandes chances de lá na frente você se arrepender por não ter começado agora mesmo a investir no mercado digital.

Você pode ou não concordar com este ponto de vista, mas de qualquer maneira é preciso compreender que as ferramentas e formas de vender e de se comunicar com os clientes mudaram e continuarão mudando.

Saber disso e utilizar as estratégias e ferramentas certas, que integrem sua empresa com o mercado digital, certamente fará com que ela se destaque e alcance resultados surpreendentes.

E então, vai continuar parado no tempo?

Ja ouviu falar em OBJETIVOS SMART ?

Smart Brand 14/02/2020 0

Já ouviu falar em OBJETIVOS SMART?

Hoje resolvi compartilhar com vocês um pouco do que conheço sobre os objetivos ou metas SMART.

A sigla surgiu no início da década de 80, através de consultor George T. Doran em seu artigo “There’s a S.M.A.R.T. Way to Write Management’s Goals and Objectives” (em tradução livre: “Existe uma maneira SMART de escrever metas e objetivos de gerenciamento). A idéia do autor era facilitar o trabalho de gestores na definição de objetivos, utilizando um método mais simples.

Mas antes de explorarmos melhor as definições presentes neste conceito, vou falar um pouquinho sobre a importância de definir objetivos e metas claras para o seu negócio.

Você já deve ter ouvido ou lido aquela famosa frase do filme “Alice no País das Maravilhas”, que diz assim: “Para quem não sabe para aonde vai, qualquer caminho serve”.

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Fonte: Giphy.com

Pois bem, essa frase se aplica tanto na vida pessoal quanto profissional.

Então vamos trazê-la para o mundo dos negócios!

Imagine uma empresa que precisa aumentar seus lucros.

O que você acha que aconteceria se o gerente comercial simplesmente chegasse até sua equipe de colaboradores e dissesse que os mesmos precisam fazer alguma coisa para aumentar os lucros, sem um plano de ações e metas?

Imagino que você também tenha pensado que provavelmente nada aconteceria. Pois é e neste caso, qualquer aumento nas vendas seria pura sorte, isso sem contar a alta probabilidade de insucesso.

O entendimento que gera resultados.

É preciso ter ciência de que a obtenção de resultados parte de uma definição clara dos objetivos principais, do estabelecimento de prazos e metas, da escolha dos responsáveis por cada ação, estratégica e de um trabalho minucioso de mensuração. Caso contrário, o que encontramos pela frente são equipes totalmente perdidas, sem foco e desmotivadas a melhorar.

E é justamente para dar um norte, um horizonte a ser perseguido, que são estabelecidos os objetivos dentro de qualquer área.

Sim, elas servem para qualquer área da sua vida, seja profissional ou pessoal.

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Fonte: Giphy.com

Vamos lá então conhecer estes tais Objetivos Smart.

Existem diferentes abordagens sobre as palavras que deram origem à sigla, porém aqui vou apresentar as cinco que conheço e utilizamos aqui na Smart Brand.

A sequência a seguir nos atende com maestria, quando o assunto é definição de objetivos e metas.

Você deve entender que cada critério abaixo possui descritivos e funções distintas, porém complementares. Portanto, foque com calma em cada um deles.

Lembre-se que nem todos os Objetivos Smart atenderão a lista completa com todos os critérios, porém, quanto maior o número de critérios atendidos, maiores serão as chances de sucesso.

S – Specific (Específico)

Seja específico na definição de objetivos e metas. Quanto mais específico melhor. Objetivos vagos e subjetivos geralmente são menos eficazes.

M – Measureable (Mensurável)

Seus objetivos e metas devem ser possíveis de medir, é a única forma de saber se os mesmos foram atingidos ou não, e tomar novas decisões.

A – Attainable (Atingível)

Seus objetivos e metas devem ser desafiadoras, porém atingíveis. Objetivos e metas intangíveis podem ser frustrantes para você e sua equipe.

R – Realistic (Realista)

Seja realista na definição de seus objetivos e metas, pois você conhece sua empresa e equipe melhor que ninguém e sabe o que é possível de ser realizado.

T – Time-bound (Tempo Limite)

Todo objetivo ou meta deve ter um prazo, assim você e sua equipe podem definir melhor os esforços ao longo do cronograma.

E aí, já conhecia esse conceito de Objetivos SMART?

Comenta aqui abaixo se você já aplica objetivos e metas smart no planejamento estratégico do seu negócio e compartilhe sua experiência comigo.

Um abraço e até logo!

Jakson Manoel da Silva
Smart Brand Tecnologia em Resultados

Como o planejamento melhora os resultados da sua empresa

Smart Brand 30/01/2020 1

Como o planejamento melhora os resultados da sua empresa

Quando falamos em planejamento voltado aos negócios, ainda temos aquela sensação de algo extremamente complicado e trabalhoso de se realizar. No fim das contas, muitas vezes acabamos por deixar o tão temido planejamento de lado e executamos ações aleatórias, sem saber para onde devemos caminhar ou onde queremos chegar.

Mas planejar não é coisa de outro mundo. Muito pelo contrário. Planejamento faz parte de praticamente todas as atividades que desempenhamos no nosso dia a dia.

Vamos a um exemplo bem simples.

Digamos que você pretenda dar uma festa de aniversário (e estou considerando aqui que você seja uma pessoa minimamente organizada). Certamente você irá pensar numa lista de convidados, escolherá o local mais adequado para receber seus amigos, definirá a quantidade de comidas e de bebidas com base no número de participantes. Irá também elaborar um convite bacana para entregar somente às pessoas que você gostaria que estivessem na sua festa, certo?

E o que aconteceria se, em vez de planejar a sua festa, você simplesmente decidisse publicar abertamente seu convite em um post nas suas redes sociais?

É muito provável que seu evento resultasse em gastos enormes e muita dor de cabeça. Um verdadeiro desastre.

Este foi apenas um exemplo bobo sobre como as coisas podem fugir do nosso controle e ter resultados negativos quando não são bem planejadas. Agora imagine quais são as consequências de uma ação não planejada quando se trata da sua empresa.

Mas por que preciso planejar minhas ações?

O planejamento é fundamental, pois define as estratégias e ações que deverão ser implementadas para o alcance dos objetivos e metas ora estabelecidos, o que aumenta substancialmente as chances de sucesso no seu negócio.

Sem planejamento, principalmente nas estratégias ligadas a presença digital empresarial, não é possível definir métricas claras para avaliação de resultados, as dificuldades para se destacar frente à concorrência serão enormes e, muito provavelmente, o potencial de vendas ao público-alvo não será explorado de forma assertiva.

E em se tratando do seu negócio, como fazer um planejamento digital eficiente?

O primeiro passo é definir claramente quais são os objetivos de sua empresa, ou seja, onde ela pretende chegar, qual seu propósito a curto, médio e longo prazos.

A partir desta definição, é possível estabelecer estratégias e ações coerentes com cada meta traçada.  Lembramos que, dentro deste processo, é primordial que você tenha muita clareza sobre quem é o seu público-alvo.

Os objetivos podem ser os mais variados, como aumentar o percentual de vendas de um produto, gerar reconhecimento de marca ou gerar mais leads para sua base de contatos, por exemplo.

Após a conclusão dessa etapa inicial de planejamento e execução das ações, é hora de mensurar os resultados, e isso ocorre através da escolha de indicadores e métricas claras para avaliar cada objetivo. Caso queira conhecer mais sobre métricas no marketing digital, acesse nosso post sobre o tema.

Investir em planejamento é viabilizar meios, inclusive, para otimização de tempo, recursos humanos, financeiros e estruturais.

Caso tenha dúvidas ou dificuldades de como planejar a Presença Digital da sua empresa, entre em contato com a gente e vamos conversar a respeito.

Até breve!