Nós já falamos anteriormente aqui no blog sobre a importância de conhecer o público-alvo na hora de planejar a melhor estratégia de marketing, seja ela digital ou não, de qualquer empresa. Se você ainda não leu este post, te convido a fazer uma pequena pausa para conhecer nosso artigo antes de continuar sua leitura 😉
Mas porque eu preciso definir meu público-alvo? A resposta é simples. Porque desta forma você e sua empresa conseguem direcionar seus esforços de marketing e comunicação às pessoas certas, ou seja, seus verdadeiros clientes em potencial.
Uma vez que você saiba quem é o seu público-alvo, aonde ele está, qual sua faixa-etária, necessidades e poder de compra fica muito mais fácil criar estratégias assertivas de comunicação.
Sem conhecer o seu público-alvo, suas estratégias de marketing dificilmente serão bem sucedidas, e você ainda pode estar correndo o risco de investir no alcance de pessoas que provavelmente não tem interesse por aquilo que você oferece.
E qual é o primeiro passo para definir meu público-alvo?
Uma das primeiras ações necessárias para começar a entender o seu público é pesquisando o mercado. Quem são seus concorrentes? Que meios utilizam para divulgar seus produtos? Como é a sua linguagem? Quais são os seus diferenciais? Onde está localizado geograficamente seu público de consumidores? Estas são algumas perguntas que ajudarão você a definir os seus possíveis clientes e lhe darão informações valiosas para a construção do seu público-alvo.
Outra maneira de conhecer melhor seu público-alvo é através de pesquisa com seus atuais clientes ou com pessoas que demonstram interesse pelo seu produto ou serviço. A partir desta conversa é possível começar a coletar informações básicas como: gênero, faixa etária, escolaridade, faixa de renda, classe social, localização e hábitos de consumo. Assim você passa a ter um “raio-x” das principais características comuns entre as pessoas que adquirem o seu produto ou serviço.
Através dessa segmentação é possível chegar a uma definição do seu público-alvo, como neste exemplo: Homens, entre 25 e 35 anos, residentes em Florianópolis, com formação superior, classe B, renda entre R$ 5.000,00 e R$ 7,000,00, apaixonados por moto e velocidade.
Tenha em mente que esse grupo de pessoas geralmente possuem características em comum, e que são elas que irão ajudar você a planejar as suas ações direcionadas, melhorando assim seus resultados.
Público-alvo e persona
Outra maneira ainda mais eficiente de estruturar a comunicação com seu público é através da construção da persona. A persona é um personagem fictício, criado para representar seu alvo demográfico.
Ela reúne informações muito mais detalhadas sobre seu perfil de comportamento, hábitos e atitudes, e sua construção ajuda a nortear com ainda mais eficiência a produção de conteúdo específico para atender o seu público-alvo, mostra qual a melhor forma de se comunicar com estas pessoas ou empresas e ajuda a otimizar seus recursos para atingi-los com mais impacto e frequência.
Se você quer aprender mais sobre o que é e como construir sua persona, leia nosso artigo específico sobre como criar uma persona para o seu negócio.
E então, ficou um pouco mais claro como e por quê você precisa definir seu público-alvo?
Nós sempre gostamos de lembrar aqui no blog que o marketing é baseado em estudo, organização e processos. E quanto mais informações você tiver sobre seu mercado e consumidores, mais positivos serão os resultados da sua estratégia digital.
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