Como o planejamento melhora os resultados da sua empresa
Quando falamos em planejamento voltado aos negócios, ainda temos aquela sensação de algo extremamente complicado e trabalhoso de se realizar. No fim das contas, muitas vezes acabamos por deixar o tão temido planejamento de lado e executamos ações aleatórias, sem saber para onde devemos caminhar ou onde queremos chegar.
Mas planejar não é coisa de outro mundo. Muito pelo contrário. Planejamento faz parte de praticamente todas as atividades que desempenhamos no nosso dia a dia.
Vamos a um exemplo bem simples.
Digamos que você pretenda dar uma festa de aniversário (e estou considerando aqui que você seja uma pessoa minimamente organizada). Certamente você irá pensar numa lista de convidados, escolherá o local mais adequado para receber seus amigos, definirá a quantidade de comidas e de bebidas com base no número de participantes. Irá também elaborar um convite bacana para entregar somente às pessoas que você gostaria que estivessem na sua festa, certo?
E o que aconteceria se, em vez de planejar a sua festa, você simplesmente decidisse publicar abertamente seu convite em um post nas suas redes sociais?
É muito provável que seu evento resultasse em gastos enormes e muita dor de cabeça. Um verdadeiro desastre.
Este foi apenas um exemplo bobo sobre como as coisas podem fugir do nosso controle e ter resultados negativos quando não são bem planejadas. Agora imagine quais são as consequências de uma ação não planejada quando se trata da sua empresa.
Mas por que preciso planejar minhas ações?
O planejamento é fundamental, pois define as estratégias e ações que deverão ser implementadas para o alcance dos objetivos e metas ora estabelecidos, o que aumenta substancialmente as chances de sucesso no seu negócio.
Sem planejamento, principalmente nas estratégias ligadas a presença digital empresarial, não é possível definir métricas claras para avaliação de resultados, as dificuldades para se destacar frente à concorrência serão enormes e, muito provavelmente, o potencial de vendas ao público-alvo não será explorado de forma assertiva.
E em se tratando do seu negócio, como fazer um planejamento digital eficiente?
O primeiro passo é definir claramente quais são os objetivos de sua empresa, ou seja, onde ela pretende chegar, qual seu propósito a curto, médio e longo prazos.
A partir desta definição, é possível estabelecer estratégias e ações coerentes com cada meta traçada. Lembramos que, dentro deste processo, é primordial que você tenha muita clareza sobre quem é o seu público-alvo.
Os objetivos podem ser os mais variados, como aumentar o percentual de vendas de um produto, gerar reconhecimento de marca ou gerar mais leads para sua base de contatos, por exemplo.
Após a conclusão dessa etapa inicial de planejamento e execução das ações, é hora de mensurar os resultados, e isso ocorre através da escolha de indicadores e métricas claras para avaliar cada objetivo. Caso queira conhecer mais sobre métricas no marketing digital, acesse nosso post sobre o tema.
Investir em planejamento é viabilizar meios, inclusive, para otimização de tempo, recursos humanos, financeiros e estruturais.
Caso tenha dúvidas ou dificuldades de como planejar a Presença Digital da sua empresa, entre em contato com a gente e vamos conversar a respeito.
Até breve!
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